Pages

sexta-feira, 15 de julho de 2011

A tensão do primeiro filme.

Você se lembra da tensão ao revelar o primeiro negativo? Você se lembra da ansiedade de esperar pelas primeiras fotografias que você fez? Se você já passou por isso, este post é mais nostálgico que qualquer outra coisa, se você esta começando no mundo analógico, este post é uma preciosa dica.

Quando a gente resolve fotografar analogicamente (geralmente após comprar/ganhar/herdar/escavar uma câmera), rapidamente compramos um filme e saímos por ai clicando tudo. Após 36 poses, levamos no laboratório e a espera começa. Aí é que fica o perigo, vamos criando expectativas que geralmente não vão ser correspondidas, seja pela falta de experiência, um erro ao fotografar, ou simplesmente azar do laboratório ter cagado seu negativo todo.

Continue lendo e veja uma série de fotos que deram errado e a possível razão.



Esse erro é bem comum quando você tem uma câmera que permite ajuste focal. Você esquece-se de ajustar o foco e pronto, tudo errado:













Esse aqui aprendi a duras penas. Por mais forte que seja o flash, ele não faz milagres. Neste caso, não usei um filme adequado para o escuro (um ASA 800 por exemplo) e achei que o flash fosse dar conta:














Esse erro foi com uma câmera que não permite ajuste focal (neste caso uma Fisheye 2), me aproximei tanto da flor que o ele foi para o fundo:














Essa aqui foi tirada com uma Robot, uma action sampler de três lentes. O erro aqui foi uma tremida na mão que borrou os outros dois frames:













Além de erros básicos fazem fazem a foto perder o sentido, por exemplo quando no calor do momento e/ou na falta de um visor confiável, perdemos o enquadramento que queriamos:


 










Claro que além disso tudo, se você não mora numa cidade abençoada de bons laboratórios, você corre o risco de ter fotos reveladas erroneamente, mal ampliadas, com cores bizarras... enfim, a gama de erros que podem ocorrer no processo de revelação é enorme. Ah sim, às vezes pode ser só azar.

Bem, este post não é para desanimar ninguém, só para vocês terem em mente que, das 36 poses, umas 6 nem serão reveladas, outras tantas não sairão como você pensou na hora do clique, e o resto sim, vai ser só satisfação. A prática e o conhecimento dos limites do equipamento também fazem você ter uma média cada vez melhor de fotos que “prestaram”.

É isso, agora boas fotos.

2 comentários:

  1. "umas 6 nem serão reveladas" ou só umas 6 prestam, e isso aconteceu comigo. depois é só alegria! x)

    ResponderExcluir
  2. Quais os cuidados que devo ter ao por e retirar os filmes?

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...