Pages

segunda-feira, 8 de agosto de 2011

Customização: Passo a passo


O post de hoje é especial. Primeiramente especial porque passamos das 2000 visitas (ok, é pouco, mas pra  que nasceu de uma maneira tão despretenciosa, é um bocado) em pouco menos de um mês. Especial também porque conta com a participação de uma leitora. A @brunadovinil curtiu o post sobre customização e aceitou o desafio de escrever um post aqui sobre as modificações que ela fez nas câmeras dela. Fiquem agora com este passo a passo especial para vocês.
 
 Oi, gente! Meu nome é Bruna (também conhecida como Brunadovinil) e adoro coisas analógicas. Tenho uma coleção com cerca de 100 vinis e uma linda vitrola *-*. Recentemente, meu amigo Tuku (o cara que escreve aqui) me apresentou a Lomografia e agora carrego sempre uma câmera na mochila. O Tuku me pediu para escrever sobre umas customizações que eu fiz em duas câmeras analógicas velhas.

Assim que eu fui introduzida à Lomografia, eu não estava lá com tanto dinheiro para comprar uma Diana ou uma Holga, então decidi pegar a velha Yashica MG-Motor esquecida nos armários de casa e meu namorado encontrou uma Canon abandonada na casa dele e me deu. Elas não eram lá tão descoladas como uma Diana Love in the air, então decidi logo de cara dar um toque especial nas duas. Comecei com a Yashica. Pesquisando na internet, inclusive no site da Lomography, as pessoas recomendavam pintar com tinta acrílica. Porém, tinta acrílica não se aplica muito bem ao plástico. Então, comprei um produto chamado Primer, que fixa melhor a tinta acrílica. Não fiz o passo a passo com foto da Yashica, mas aqui vai o passo a passo escrito:

1- Limpe a câmera. Não deixe nenhum resíduo. Ela também deve estar seca.
2- Se você não deseja pintar toda a câmera, ponha fita crepe nos lugares que a tinta não deve tocar.
3- Passe o primer nas partes que serão pintadas. Espere o tempo de secagem recomendado na embalagem.
4- Se você quer pintar sua câmera com alguma tinta colorida (no meu caso foi amarelo), dê uma mão de tinta acrílica branca, para que não apareça a cor original.
5- Ao secar a tinta branca, pinte com a cor que você desejar. 
6- Para finalizar, se você pôs fita crepe em alguns lugares, cuidado. Passe um estilete devagar para que quando você puxar a fita, não leve um tamboco de tinta junto e estragar tudo. E se você quiser ainda dar aquele brilho, pode passar um verniz, ou mesmo cola (foi o que eu usei). 
Resultado:


Dica: se você quer pintar uma câmera como essa Yashica, eu recomendo pintar com tinta spray. É mais rápido e dá um melhor acabamento. Pintar com tinta acrílica é para pessoas que desejam fazer um desenho especial. E para pintar com tinta spray, não precisa de primer.

Agora, vamos para a customização da Canon. Essa foi mais trabalhosa e mais divertida também. 
No início, eu só pensava em passar um spray preto nela. E foi o que fiz. Só que antes de passar o spray, eu coloquei o primer, pensando que fixaria melhor a tinta. Errei. Quando se passa um primer e depois uma tinta spray, o resultado é um craquelado, o que não ficou tão legal. Então, eu raspei e lixei a câmera toda para passar novamente a tinta spray.


Depois de lixada, limpei bem a câmera e passei o spray que seca super rápido! Depois de duas horas, a câmera já estava sequinha e pronta para a segunda parte da customização. Lembre de passar a fita crepe onde não quer tinta (visor, lente, flash, etc.). 
Lembre da fita!
Minha mãe adora costurar e sabendo que tinham alguns botões em casa, decidi decorar a câmera com botões coloridos, viés e tecido xadrez. Colei tudo com cola quente. Você pode pensar que não é muito bom, mas fixa bem!  E o resultado foi esse:
 
  
Para você que está começando agora e quer dar um novo visual para aquela câmera esquecida na gaveta de casa, customizar é super divertido! Para os já adeptos da lomografia que desejam deixar suas dianas, lomo, holgas ainda mais descoladas, podem fazer o mesmo! Deixa a imaginação aflorar, se diverte e depois sai tirando fotos pela rua! E o melhor: você tem uma câmera produzida por você mesmo que ninguém mais tem.

Não podia deixar de esquecer: a trilha sonora para essa customização e esse post foi o CD (que depois do MP3 já é old school - super legal - hahaha) da Amy Winehouse e o disco de vinil dos melhores sucessos de Edith Piaf.




Nota do Editor: Então pessoal, não ficou jóia? Comenta ai o que acharam e se vocês já fizeram ou tem vontade de fazer algo parecido com as suas câmeras.

3 comentários:

  1. Q bacana! Adorei a criatividade da Bruna (e o gosto musical dela tbem).
    Tenho 1 camerazinha velha aqui encostada... vou ver o q faço com ela!
    Poxa, bem q esse blog podia ter um botão de "Seguir" hein!
    Ficadica!
    =)
    http://miscelanea9l.blogspot.com

    ResponderExcluir
  2. Bruninha, vc nem me mostrou essa de botões! ¬¬
    E a minha Diana Mini Love is in the air é descoladíssima mesmo. hehehehe. :)
    O post me deu inspiração de catar as câmeras velhas daqui de casa e dar uma customizada. :D

    ResponderExcluir
  3. a minha camera analogica funciona, mas eu queria dar uma repaginada especial nela :p gostei da ideia"! eh uma toda preta, entao dar uma customizada nela parece ser uma boa.
    beijocas :*

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...