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quarta-feira, 24 de agosto de 2011

Um filme e duas câmeras

Passeando por um fórum de discussão sobre fotografia analógica me deparei com as fotos da Goretti Feitosa, de Fortaleza. Ela fotografou um único filme em duas câmeras diferentes e de efeitos estéticos bem distintos e marcantes – uma Supersampler e uma Fish eye 2, ambas da marca Lomography.




Experimentos como o de Goretti são comuns no mundo da Lomografia - já que um dos baratos desse tipo de fotografia é experimentar - mas não é comum conseguir casar tão perfeitamente as duas imagens.

VIDA ANALÓGICA – Como você conseguiu centralizar as duas exposições?
GORETTI - Não é possível saber se vai acertar. Você vai fotografando normalmente e no final do experimento é que você vê como ficou. E a graça está justamente nisso: em não saber.

VA - Que filme você usou?
G - Um Lomography ISO 100

VA - Onde as fotos foram feitas?
G - A primeira vez que usei o filme foi em uma praia de Fortaleza e na segunda usei em Jericoacoara, um paraíso aqui no Ceará.

VA - Você pode ensinar aos nossos leitores iniciantes na Lomografia como fazer fotos como as suas?
G - Você usa um filme numa câmera e quando terminar o rolo rebobina. Mas para utilizá-lo novamente, é importante que você deixe uma pontinha dele pra fora, que será colocado na outra câmera. Para isso, vai rebobinando e quando perceber que tá acabando para de rebobinar. Tudo isso exige sensibilidade e conhecimento da sua câmera. Caso não consiga e rebobine todo, vá ao laboratório e peça pra eles puxarem a pontinha do filme, não mande revelar, óbvio. Depois você coloca o filme (como um novo) na outra câmera.

Para ver outras fotos da Goretti visite a sua página na Lomography clicando aqui .


2 comentários:

  1. Uma dica para usar o mesmo filme duas vezes em câmeras distintas é rebobiná-lo manualmente, assim você acompanha de forma táctil de forma que a pontinha não entre no rolo (porém é bom não tocar no meio do filme, na película, e sim manuseá-lo por cima, na borda do filme, na parte laminar) Isso deve ser feito num quarto escuro e, se entrar alguma luz, é importante que se faça debaixo de edredom, no "breu" mesmo. Eu faço isso sobre a cama (quando quero fazer o processo citado neste artigo a ou riscar um filme não usado com canetas coloridas para em seguida fotografar). Deixo tudo preparado sobre a cama: câmera sem filme aberta e câmera com filme fechada (obviamente....); em seguida apago a luz e faço o processo debaixo do edredom, da cintura para cima. Fiz isso com um filme Lomography redscape 50-200 que foi esquecido com 18 fotos batidas em minha velha EOS 1000fn, cuja bateria havia se esgotado (uma custa R$25,00). Coloquei o filme facilmente em uma Trip 35 e pude matar minha sede de fotografar - pois estava sem grana naquele dia.

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