Pages

segunda-feira, 5 de setembro de 2011

Obras de Auguste François serão exibidas na Bienal de Curitiba

A 6ª VentoSul (Bienal de Curitiba) apresentará fotos originais do artista Auguste François, no Museu de Fotografia, de 18 de setembro a 20 novembro de 2011.

As fotos foram feitas em Assunção, no Paraguai, em 1894 e mesmo tendo fotografado no país por apenas um ano, suas fotos constituem um valioso testemunho gráfico da situação local no século XIX. A mostra também inclui uma dezena de negativos de vidro, reproduções e um vídeo documental.

François (1857 – 1935) nasceu na França, e começou sua carreira como funcionário público, em Arras. Em seguida foi nomeado para assumir funções em Nancy e depois em Paris. Após uma mudança administrativa, foi transferido para o Departamento de Estrangeiro e, assim, iniciou uma carreira diplomática que o levou à América do Sul e ao Oriente.Com exceção do período durante o qual foi cônsul da França no Paraguai (entre 1894 e 1895), o fotógrafo passou a maior parte da sua carreira em missões no Oriente, mais precisamente no Vietnã e na China.

Curioso e um observador incansável, ele sentia, narrava e compartilhava suas experiências com seus amigos parisienses, e mostrou grande talento como escritor. Um fotógrafo apaixonado, ele fez milhares de fotos mostrando a China como ela era antes de ter influências ocidentais. Sua obra constitui um documento completo sobre a sociedade chinesa no final da Dinastia Qing. Munido de equipamento fotográfico e cinematográfico, François viajou todo o sul da China.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...