Pages

quinta-feira, 12 de janeiro de 2012

Ahhhhhhhh! O Flash!


Odiado por 90% dos fotografados, esse aparato fotográfico me encanta enormemente. O Flash tem várias funções básicas: iluminar uma cena escura, capturar movimento, preencher pontos de sombra, corrigir a luz do ambiente, mas minha função preferida é, definitivamente, cegar o povo! Já já explico.
Um pouco de história: os primeiros flashes fotográficos eram trambolhos que usavam pequenas lâmpadas incandescentes, com a diferença que seus filamentos internos eram mais finos, mais longos e não suportavam grandes descargas elétricas (justamente o que causava o flash). Cada vez que eram usados, explodiam e o fotógrafo tinha que substituir a lâmpada – com certeza você já viu isso em filmes antigos, principalmente os fotojornalistas.

 Nos anos 50 surgiram os flashes eletrônicos, no início eram grandes e gastavam muita energia, mas foram evoluindo e diminuindo. Vieram os flashes de cubinho (alguém chegou a usá-los? Já ouvi falar, mas nunca nem vi pessoalmente). Esses flashes foram bem famosos. Cada lado do cubo era usando uma vez, fotografa, gira o cubinho, fotografa, gira o cubinho, fotografa, gira o cubinho, fotografa, gira o cubinho, acabou. Foram muito usados em câmeras instantâneas.

Flash do cubinho e abaixo o flash em uso numa instamatic da Kodak
 

Foram evoluindo e hoje vem incorporados à câmeras, ou podem ser acoplados por praticas entradas hot-shoe (ou zapatas, sapatas, ou outro nome que não conheço, já vi vários).


Voltando a falar da minha paixão: adoro jogar luz na cara do povo porque adoro fotografar de noite, na mesa do bar (lembra do post sobre mesa do bar?). Fotografar de noite sem flash é impensável. Uso o Flash Colorsplash da Lomography, que permite além da luz, jogar cor nas pessoas – claro que isso é possível com outros flashes, é só ter (ou fazer) filtros. Segue alguns exemplos de flashes legais:

 
Só pra esclarecer uma coisa: Flash é um assunto extenso, detalhado, existem livros e livros sobre esse assunto. Essa aqui foi só um devaneio de um amador que adora cegar o pessoal =D

Um comentário:

  1. Eu já usei. Vendia caixinha com 4 cubos. Cada cubo dava para fazer 4 fotos a noite, sem ele ficava horrível. Alem disso tiha que usar o filme especidico asa 100, asa 400....o que seria o filme "iso" hoje. Eram 12 fotos na noite, no maximo 36...kkkk

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...